Pular para o conteúdo principal

Igreja meretriz?


Há algum tempo atrás li um artigo no blog do Sandro Baggio e gostaria de compartilhar com vocês. O texto trata de alguns conceitos sobre igreja e a relevância desta para as nossas vidas.

Abaixo estão alguns conceitos sobre a igreja para nos fazer pensar e (espero eu) chegar a um equilíbrio saudável:

“Parece-me que Deus poderia rodear-nos de anciãos ao trazermos nova energia a um corpo envelhecido, mas estes anciãos necessitarão de uma tremenda coragem para sonhar novos sonhos e permitir que uma nova geração cometa seus próprios erros. E a nova geração da igreja necessitará de muita humildade para ouvir a sabedoria de nossos anciãos e saber que podemos aprender com os erros de outros.”

“Há muitos sinais de esperança, caros amigos, e não apenas dentro do underground cristão… Por isso não podemos permitir a nós mesmos nos separar da igreja numa auto-justiça cínica. Isso é fácil demais e vazio demais. Àquelas comunidades que se separaram da igreja estabelecida, por favor, construam pontes, pois a igreja precisa de sua voz profética. Nós podemos fazer mais juntos do que sozinhos.”

“Se você tem um dom de frustração e um senso profundo de que o mundo está um caos, agradeça a Deus por isso; não é todo mundo que tem o dom de visão. Isso significa também que você tem a responsabilidade de nos liderar a novos caminhos. Reconhecer que algo está errado é o primeiro passo em direção a mudar o mundo. Então para aqueles dentre nós que quase desistiram da igreja, que possamos ser confortados com as palavras de Santo Agostinho: A igreja é uma meretriz, mas ela também é minha mãe. Ela é uma confusão e tem muitos filhos ilegítimos. Mas ela é também nossa mãe, dela nascemos e ela nos deu o suficiente da verdade para que possam fazer perguntas…”

“Certa vez ouvi um pastor dizer: A igreja é como a Arca de Nóe. Ela fede, mas se você sair dela, você irá se afogar. Nós somos a igreja. Se ela fosse perfeita, nós iríamos estragá-la no momento em que nos uníssemos a ela. Então que tenhamos um pouco de graça, até mesmo para com aqueles cristãos e pastores que nos causam náusea e nos fazem dormir. Afinal, eles têm nos dados o bastante da história que fomos capazes de chegar a Deus e à comunidade.

Um amigo me disse que talvez devêssemos nos relacionar com a igreja como a uma mãe problemática. Nós a honramos, nos submetemos e a amamos. Mas não permitimos que ela destrua aqueles que amamos com seus problemas. Nós reconhecemos que nossa beleza e nossas feridas são inseparáveis dela. O Criador e a igreja são nossos pais e ter um sem o outro deixa-nos muito vazios. Ainda que nossa mãe possa ter muitos filhos ilegítimos, nós a amamos mesmo assim.”

(Shane Claiborne, The Irresistible Revolution, p. 353-355).

A Igreja é a Noiva de Cristo. A Igreja é uma meretriz. Cristo ama Sua Noiva (ainda que ela tenha sido infiel para com Ele muitas e muitas vezes). Será que ouço nisso ecos do profeta Oséias?


Sandro Baggio

Fonte: http://www.sandrobaggio.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei