Pular para o conteúdo principal

Aniversário de Darwin

No 12 de fevereiro, muitos aí estarão comemorando o aniversário de 200 anos do nascimento de Charles Darwin, o pai do evoilusionismo* da teoria da evolução das espécies. Em razão disso, a mídia científica, quase científica e a pseudocientífica não científica (ou seja, a imprensa comum) já vêm publicando matérias especiais sobre o cientista, sua teoria famigerada e os conseqüentes "benefícios proporcionados ao desenvolvimento da humanidade".
 
Pra quem estiver interessado em conhecer mais sobre tudo isso aí e sobre o que os evoilusionistas pensam dos criacionistas e do criacionismo, recomendamos a leitura das revistas Veja (edição 2099, de fevereiro de 2009) e Scientific American Brasil (edição 81, de fevereiro de 2009) mais recentes.
 
Veja darwinMatéria principal: A Darwin o que é de Darwin
Outras matérias:
◙ Onde Darwin é só mais uma teoria – fala de escolas evangélicas onde o que vale mesmo é o que está na Bíblia, apesar de ensinarem o evolucionismo.
◙ A ciência e a fé já foram unidas
 
 
No site da Veja é possível ler um trecho/resumo da matéria principal.
 
 
 
SciAm BrasilEdição especial quase toda dedicada à Evolução.
 
Veja a lista de matérias e um pequeno comentário sobre cada uma na página da revista que linkamos lá em cima.
 
Há uma matéria interessante intitulada Manobras Recentes do Criacionismo. O site comenta: criacionistas querem idéias religiosas ensinadas como fatos científicos em escolas públicas e continuam a combater derrotas legislativas, escondendo seus objetivos sob disfarces cada vez mais elaborados.
 
 
 
 
"(…) as igrejas mais aprisionam que libertam a natureza humana" afirma Ulisses Capozzoli no editorial dessa edição da Scientific American. Nessa afirmação acho que ele usa "igrejas" como sinônimo de "cristianismo". Isso me lembra Gálatas 5:16-21 e trechos dos três primeiros capítulos de Romanos.
 
* O termo evoilusionismo foi criado por mim como resposta ao termo criaburracionismo inventado por um certo blog ateu que visitei tempos atrás. Digo que criei porque depois de fazer pesquisas em português e inglês no Google não encontrei o termo, isto é, a net mostra que ele ainda não foi usado por ninguém. Então, acho que posso requerer para mim o título de inventor dele!
 
JT Ollemhebb
 
Veja também:
» André Petry volta à carga (militante ateísta da Veja criticando o ensino do criacionismo)

Comentários

Anônimo disse…
Legal, mas só faltou uma coisa.

Qual sua opinião sobre a teoria criada por Darwin?

Abs!
Anônimo disse…
Bem, Thiago, creio que o uso da palavra "evoilusionismo" deixa transparecer minha opinião [não sei qual a opinião do Gonzaga]; acho que ela não passa disso mesmo por mais que os estudiosos da biologia digam que haja evidências concretas de sua validade.

Comprei as duas revistas que recomendo no post, mas até agora só arranjei tempo pra ler as matérias da Veja. As matérias dela são parciais, ou seja, puxam a sardinha pro lado da teoria de Darwin e meio que ridicularizam a crença no criacionismo. Elas não falam das falhas da teoria e falam quase nada do Design Inteligente.

Entretanto, acho que a melhor resposta que o Mural pode dar pra sua pergunta é reproduzir matérias que mostrem as falhas do evoilusionismo. Pretendemos fazer isso. E logo logo!

Fica na Paz!


JT Ollemhebb
Anônimo disse…
Me escapou o trocadilho que explicava suas convcções.

ah sim design inteligente: uma boa questão.

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei