Pular para o conteúdo principal

Os Crombie

Integrantes do Crombie
Os Crombies: (da esquerda para a direita) Filipe, Paulo, Leonardo, Felipe, Gabriel e Lucas [Cristianismo Criativo].
 
 
Crombie é o nome da banda formada por seis amigos membros da Igreja Presbiteriana Betânia, em Niterói/RJ, e com som definido como praiano, intimista, arrebatador, MPBista, neo-bossa-novista... pelo Rafael Porto (Alforria.net). Leia abaixo algo mais sobre eles e uma entrevista concebida ao Alforria.
 

Capa do disco

Capa do disco porenquanto [Alforria.net] ►

'Nefelibata', segundo o dicionário, 'pessoa que anda ou vive nas nuvens' - sim, este é um post sobre música. É que mesmo após ouvir inúmeras vezes porenquanto, disco de estreia do Crombie, ainda não encontrei uma palavra que possa definir a experiência sensorial de ouvi-los cantar e tocar com tamanha simplicidade complexa: praiano, intimista, arrebatador, MPBista, neo-bossa-novista...

Com apenas dois anos de estrada, o Crombie possui maturidade autoral e musical invejável. O grupo carioca foi finalista do festival de bandas promovido pelo Jornal do Brasil – e vencedor no júri popular. Formado por Felipe Vellozo (baixo e vocais), Filipe Costa (violão e guitarra), Gabriel Luz (violão e vocais), Lucas Magno (percussões) e Paulo Nazareth (vocal e violão), o Crombie dá nova vida ao previsível cenário cristão brasileiro.

Nos primeiros segundos de audição, porenquanto pode parecer um disco de reggae, feito com violões e percussão, mas aos poucos a banda mostra seu diferencial. Cada canção é feita para surpreender, misturando acordes de Bossa Nova e MPB às guitarras levemente distorcidas, muito semelhantes às do Los Hermanos.

Cristãos da Igreja Betânia em Niterói, os meninos se utilizam da poesia singularmente para expressar o amor de Deus. Quase tudo é temporal, temporal porque está sujeito a um sujeito chamado Tempo, que é mais que momento, que não se confessa, pois não sente culpa de nada, são os primeiros versos de Sobre o Tempo, quarta faixa do disco, que já soa bem rock.

Em entrevista exclusiva ao alforria, o grupo contou um pouco mais de suas influências, sua história e disponibilizou em primeira mão – legalmente – seis músicas do álbum. Para comprá-lo, entre em contato por meio do oscrombie@gmail.com ou clique para fazer o DOWNLOAD DO DISCO (autorizado pela banda).

alforria: Qual o significado do nome da banda?
Crombie: Bom, o nome da banda era um apelido que demos ao dono do estúdio no qual gravamos o CD. O chamávamos de Heber Crombie, por causa de uma blusa que vimos na rua. Como essa historia é bem ruim, preferimos nem explicar desse jeito. Na verdade, Crombie é um termo vazio de significado, assim temos liberdade de imprimir um.

alforria: Contem-nos um pouco da história do Crombie. Como surgiu?
Crombie: Somos de Niterói. A banda surgiu muito por acaso, todos nós frequentamos a Igreja Betânia desde pequenos, portanto já somos amigos faz tempo. Em 2006, mostrando um pro outro as músicas que estávamos fazendo, percebemos algo em comum. Resolvemos nos juntar em volta desse repertório e montar uma banda.

alforria: O som de vocês é feito com muito violões e outros instrumentos acústicos. O que vocês acham da popularização dos instrumentos digitais?
Crombie: Gostamos de música boa. Se ela tiver sido feita com o cuidado de soar bem e sobretudo fazer bem, o resto vira detalhe. Instrumento é o meio. Por causa de nossas composições, achamos melhor trabalhar com esses, mas gostamos de muitos outros.

alforria: Suas letras versam sobre temas do cotidiano, sem falar constantemente do nome de Deus. Esta é uma estratégia?
Crombie: Na verdade todo mundo compõe sobre o cotidiano. Estamos cantando sobre o nosso. Não é estratégia, é a linguagem comum.

alforria: As composições tem melodias muito bem elaboradas, que lembram muito a MPB. Quais são as influências nacionais da banda?
Crombie: A influência é a música nacional e o valor que ela tem. Gostamos de Gilberto Gil, Gerson Borges, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Djavan, Marcelo Camelo, João Alexandre... muita gente.

alforria: Como vocês avaliam o mercado nacional de música cristã?
Crombie: O nicho da música cristã no mercado fonográfico brasileiro tem se fechado muito para outros segmentos, acaba criando uma linguagem própria e ficando incomunicável. Gostamos da comunicação.

alforria: Sofrem preconceito pelo estilo musical escolhido?
Crombie: 'porenquanto ' não, nenhum tipo de preconceito.

alforria: Na hora de compor, o que vem primeiro: letra, melodia ou harmonia?
Crombie: Cada hora a música vem de um jeito. Algumas vezes escrevemos antes, em outras fazemos tudo de uma vez só. Fazemos música juntos ou sozinhos. O processo é bem diverso.

Veja aqui outra entrevista (mais extensa) concebida ao Cristianismo Criativo. Veja também os Crombie no MySpace (dá pra ouvir as músicas online lá) e sua comunidade no Orkut.

Veja agora vídeos de três músicas dos Crombies: Eternidade (é uma pena que essa não tá disponível para download naquele pacote mencionado acima), Guidom e Sobre o Tempo. Ouça e medite.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei