Pular para o conteúdo principal

Tito: Conhecimento e prática!

Foto: Gonzaga Jr


Tito é um ministro do evangelho a quem Paulo deixa na ilha de Creta para ajudar a organizar a igreja que tinha surgido por lá (atos não relata a estadia de Paulo em Creta).

Tito é alguém muito estimado por Paulo, um verdadeiro filho na fé (1:4) que já viajou com ele antes (Gl. 2:1) ajudando inclusive a organizar a problemática igreja de Corinto (2co. 8:23).

É alguém habilidoso no lidar com pessoas, resolver problemas e constituir liderança (1:5), alguém que conhece bem a sã doutrina do evangelho (2:1).

Porém, na situação do livro, a igreja de Creta havia nascido há pouco tempo e ainda haviam muitos indivíduos com costumes pecaminosos e com pouco entendimento da palavra. Além disso, não era uma cidade fácil; o padrão moral da sociedade era baixo, havia pirataria (no sentido de piratas mesmo), orgias, bebedices, e coisas semelhantes!

Daí Paulo escreve essa carta para animar Tito diante do grande trabalho que ele tinha pela frente; não seria fácil.

A estrutura do livro é de uma alternância de ideias. Paulo mostra de forma alternada duas ideias principais: Conhecimento e Prática ou Doutrina e Conduta!

Paulo faz esse intercâmbio falando da doutrina e depois da conduta. Ele ensina sobre a graça, sobre questões de ordem espiritual e depois aplica a doutrina na vida prática. O livro de Tito nos ensina que a doutrina deve ser prática (3:8)! Ela deve nos levar às boas obras (2:13-14)! Não adianta dizer que se conhece a Deus e continuar tendo uma vida de devassidão (1:16)!!!!

Existia um grupo dentro da igreja de Creta que era o dos judaizantes (os da circuncisão 1:10). Eles se orgulhavam muito porque guardavam e seguiam rituais judaicos, como a circuncisão, os mandamentos, falavam sobre as genealogias e coisas assim; porém, na prática, a vida deles era totalmente errada!

O livro de Tito é um aviso de que nossa religiosidade não é nada, e que são as nossas boas obras, nossa conduta que provam se realmente conhecemos a Deus.

Todo nosso conhecimento bíblico, nossa cultura evangélica, nosso levantar as mãos, nossa frequência nos cultos, nossas vigílias, intercessões, batalhas espirituais NÃO SÃO NADA SE NÃO APRENDERMOS A NOS DISTINGUIR nas boas obras pelos necessitados (3:14).

O tema central são as boas obras que devem acompanhar a vida do Cristão. Essas boas obras não são saber a bíblia de cor, ir aos cultos, orar tantas horas ou coisas assim da nossa religiosidade, mas são algo prático que alcança a sociedade.

Tito 3:8 diz "Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens."

Essas "boas obras" no grego são "Kalon Ergon", o que significa "algo que é proveitoso, bom, admirável e útil aos homens".

Ou seja, a igreja foi constituída para ser útil aos homens, à sociedade!

"Um povo todo seu, zeloso de boas obras." (2:14c)

Mas não adianta também querer agora começar a praticar essas boas obras como um meio de salvação, não é isso que Paulo ensina, pois (3:4-7):

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Essas boas obras não são um requisito para a salvação, não foi por obras de justiça que praticamos que ele nos salvou. A salvação é pela graça, porém, a salvação pela graça tem um propósito que vai além de nós mesmos e alcança o próximo, pois:

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Deus nos salva e purifica pela graça para que possamos ser um povo exclusivo dele, zeloso, e de boas obras. Isso está explícito também em 2:11:

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e PIEDOSAMENTE!

De nada adianta o nosso blá blá blá evangélico se não tivermos obras que provem que recebemos a graça de Deus, pois a Graça tem o poder de ENSINAR os salvos a renunciarem as concupiscencias e a viverem piedosamente. Tão pouco podemos achar que é por meio dessas boas obras que somos salvos, ou que merecemos algo de Deus só porque praticamos boas obras; elas são apenas o fruto natural do nosso relacionamento com Deus, a consequência da graça nas nossas vidas.

Pedro Fortunato

(Pedro Fortunato é missionário da JOCUM, "Jovens Com Uma Missão")

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei