Pular para o conteúdo principal

De Paradas e Paradas (ou a história da Banda do Chico ao contrário)



Por Braulia Ribeiro

Me lembro de gostar do 7 de Setembro quando era criança. Belo Horizonte tinha bonitas paradas militares, Portentosos,  os militares desfilavam seu poder para a diversão dos cidadãos oprimidos pela ditadura. Engraçada a alma brasileira. Até o poder tirânico nos diverte se acompanhado por música e cores.

Eu amava as paradas militares e seu show de armamentos. Não sabia  na época que o exército brasileiro é um dos mais mal armados e obsoletos do mundo. Mas se soubesse não daria a mínima porque meu interesse era a beleza uniforme das fardas, os rostos bem barbeados e os cabelos bem cortados dos soldadinhos. Ah… os soldados. Sonhava casar-me com um.

Agora estou vivo na terra do Tio Sam por mais de dois anos. Não na terra principal,  terra-mãe como se diz por aqui. Moramos nas ilhas havainas. O Havaí é um estado bem peculiar, e apesar de todo o turismo é bem mais pobre e negligenciado do que a maioria dos estados do continente. A ilha onde vivo é meio que nem o litoral da Bahia. Lindo,  mas tem seus problemas.

Passei por três 4 de Julho aqui. Em nosso primeiro  fomos recrutados por dois amigos brasileiros (sim brasileiros)  para marchar em sua parada eleitoral.  Um dos amigos é cidadão americano apenas há uns 3 ou 4 anos, e concorria ao cargo no city council, a camara de vereadores do município. O cargo de vereador aqui é voluntário (isto mesmo, voluntário, repetindo:  não remunerado) e eles se reelegem de dois em dois anos. A outra pessoa era uma amiga nascida no Brasil e adotada aos 5 anos por uma família americana. Ela concorria ao cargo equivalente ao de deputada estadual, cargo também voluntário (isto mesmo) e bi-anual.

Caímos desavisados na paradinha local, no meio dos velhinhos de cadeira de rodas, obesos rotundos, crianças nos ombros de pais orgulhosos de mãos dadas, sem-teto com seus carrinhos de super-mercados cheios de tranqueiras. Tinha de tudo. Todo mundo apoiando e marchando, cada bloquinho com sua musica independente. Marchavam candidatos e seus apoiadores de camisas iguais, marchavam pequenos negócios, veteranos, etc.

Achei a parada sem graça e pobre, beirando o ridículo. Desapontei-me comparando-a com a glória de meus 7 de Setembro da infância. No segundo ano  fui observar  novamente e me frustrei. Levei meus filhos explicando que o dever cívico de apreciar a parada era deles também já que moramos aqui, blábláblá, tentando tornar o evento interessante. Nem os fogos do final da tarde lançados do mar aos céus da baía de Kailua tornaram a parada menos tosca.

Ontem foi meu terceiro 4 de Julho. Ano eleitoral novamente, local e nacional. O lugar estava coalhado de fuscas velhos, jeeps de guerra mais velhos ainda, candidatos passeando com araras no braços. Tinha ONGs de ajuda aos cegos, de velhinhos, de socorro ao sem-teto. Desfilaram inúmeras associações de veteranos de várias guerras, inválidos ou válidos. Músicos,academias de ginástica, centros de apoio à crianças deficientes, a velhos o escambau. (Engraçado aqui não percebi ainda o “movimento social” como definimos no Brasil, um bando de desocupados que militam profissionalmente.)

Meu desafio foi tentar entender qual era a cola de tudo aquilo, e porquê a reverência e a celebração de todos eles no dia da pátria. Pátria! Finalmente entendi. Porque aquilo, com a tosqueza local, os carros velhos, os deficientes, as crianças, os pássaros, os malhadões fazendo ginástica, aquilo é pátria. Pátria não são os militares a marchar sua artilharia pesada, ou o governo a mostrar seu potencial cada vez maior de esmagar o cidadão. Isto se exibe lá fora. Isto se tem, para se preservar aqueles que aqui compõem a pátria. Pátria é o velho, a mãe o pai, a criança. São estes que desfilam, celebrando-se a si, numa efusão de comunsisses ordinárias. Sou eu o ninguém. Este é meu dia porque sou americano.

Celebro portanto junto com eles. Que viva a parada dos feios. É a Banda do Chico ao contrário. Quando o povo passa a Banda sai na janela. Que viva a América de todos.

fonte: ultimato


Comentários

Anônimo disse…
Olá Galera, tem á partir de 18 anos? Vamos trabalhar!

Conheci uma empresa que tem um sistema de renda extra na área de divulgação e nos oferece ótimos ganhos para divulgarmos os serviços dela e o próprio sistema de Renda Extra.
Não é preciso comprar e nem vender nada, apenas divulgar.
Ao nos cadastrarmos nela, nós recebemos um código e um site, depois disso, nós receberemos um valor sempre que alguém utilizar algum serviço dela através do nosso site ou informando nosso código.
É uma oportunidade muito boa, a empresa é séria, existe desde 1998 e sempre trabalhou junto a Bancos, Financeiras e Seguradoras.
Acesse o meu site e me de a sua opinião, mas tenho certeza que você vai gostar, pois é uma oportunidade muito boa e muito real.
http://www.frpromotora.com/44676727

Explicação Geral do Trabalho:

http://www.youtube.com/watch?v=8jv-R_43t78&feature=fvwrel

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei